23/04/2009

"Emigracao: Fugir á crise"


No passado dia 2 de Abril, saiu uma reportagem na revista Visao acerca da nova Emigracao em Portugal. Nós fomos contemplados com um cantinho por lá.
Reza assim: "«Sentimos que já não dava, o dinheiro nem chegava para pagar a prestação da casa», conta Natacha, 37 anos, a partir da sua casa em West Yorkshire, no Norte de Inglaterra. «Sou filha de emigrantes e, por isso, não estranhei a ideia.» Gonçalo, o marido, andou dois meses a enviar currículos até ser aceite numa empresa financeira. Partiu em Janeiro do ano passado. Natacha e os dois filhos do casal – Rodrigo, 2 anos, e Duarte, 9 – juntaram-se-lhe em Julho. «Só o meu marido ganha o dobro do que nós os dois, em Lisboa.» Ainda por cima, em vez do apartamento em S. Domingos de Rana, vivem numa vivenda com jardim. «Foi um salto muito positivo», avalia. «Não me arrependo e não tenciono voltar.»"
Foi bom, principalmente porque depois de já ter o artigo comigo, o poder ler na integra e ver que há tantas, mas tantas histórias de emigrantes bem sucedidos e felizes. Isto dá-me esperanca.
A palavra "Emigrante" deprime-me!!! Prefiro "Tuga emigra"!
A jornalista da Revista Visao, que escreveu o artigo, foi simplesmente fantástica. Muito obrigada Teresa.

5 comentários:

  1. Opááá!!
    Que pena que não me entrevistam a mim... tenho tanto para dizer, sobre isso!!!
    Também morava num T3 na margem sul e agora estou numa vivenda com jardim e pátio no México!! Mas para isso, foi preciso abandonar o nosso País... qué lastima!
    Comprámos essa revista, mas na semana seguinte... Só aparece a tua notícia, ou há outras sobre Tugas emigras? Se sim, digitaliza ou transcreve, please!!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. @Banita, manda-me um email para o endereco: batescovaspira@googlemail.com e eu envio-te o artigo completo.

    ResponderExcluir
  3. Tasha, podes-me enviar o artigo também?
    (minhavidadava1filme@gmail.com)
    By the way, big change, tudo para o melhor. Muitos parabéns! E imagina a sorte que tens em poder passar mais tempo com as tuas crianças! Já notei que tenho uma série de colegas que vão para part-time quando têm filhos. Aqui há essa hipótese, onde é que isso passa na cabeça da maioria das empresas em PT? Quantos casos desses se conhecem? Eu, ZERO! Aqui, MONTES!

    xx

    ResponderExcluir
  4. Restelo, mail enviado!!
    Podes crer que aqui há bem mais oportunidades para a familia. Em Portugal, onde eu trabalhava, nem pensar em Part-time!! Despediam logo as maes quando chegavam de licensa!! Eram raras as que ficavam. Eu, felizmente fiquei... Até lhes dizer bye-bye loves!!
    Aqui é só procurar um part-time que me de jeito e ja está!

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou "Tuga Emigras" há quase 3 anos na Holanda ;-)
    E muito satisfeita com a decisão tomada!

    Tudo de bom para ti e para a tua família :))

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.