04/06/2009

E depois venham-me dizer que há justica!!!


Faz 2 anos no dia 3 de Setembro que, a minha prima T. foi atropelada, numa passadeira, no centro da Parede, em plena hora de almoco, logo, com bastantes testemunhas.
Saiu de casa para ir ao Pingo Doce comprar umas coisas e voltaria, de seguida, para casa. Eram 8 da noite e ainda nao tinha voltado, causando a todos nós uma preocupacao enorme, pois apesar de ter quase 30 anos, nao era costume desaparecer e ter o telemóvel desligado tantas horas seguidas...
A minha tia foi directa á esquadra da policia que lhe disse que tinham sido chamados á hora do almoco para um atropelamento no centro da vila, mas que nao sabiam a identificacao da vitima, que se encontrava inconsciente e muito mal tratada.
Após um telefonema da policia para o Hospital, confirmaram que uma mulher da faixa etária da minha prima, tinha dado entrada no hospital, mas que era muda, pois, após recuperar os sentidos, apenas falava em linguagem gestual.
A T. estava na faculdade a tirar Psicologia Pedagógica, com uma vertente ligada ás criancas com deficiencias a nivel da fala e audicao, tendo, para isso um curso de linguagem gestual. É uma miúda 5 estrelas! E por isso, na impossibilidade de falar, gesticulou. O nosso cerebro nao brinca em servico!!
Depois de a familia ter chegado ao hospital tudo se explicou: Traumatismo cranianao com fractura, fractura de um omoplata, 4 costelas com 2 perfuracoes de pulmao e nas pernas... Nada! Mas como nada, se o carro lhe deve ter batido na zona da anca???
Nada da cintura para baixo gracas á Mimosa, essa mesmo!! Ela trazia uma palete de 6 litros de leite Mimosa do Supermercado e foi neles que o carro bateu. Sorte no meio de tanto azar!
Mas o carro bateu-lhe com tanta forca que a projectou de um lado da estrada para o outro, só tendo parado porque, no passeio estavam umas proteccoes metálicas para os carros nao estacionarem, onde ela bateu com a cabeca, explicou depois a Policia. Segundo testemunhas o individuo que conduzia o veículo, saiu do carro e levantou a minha prima do chao e arrastou-a para mais longe da passadeira, para dar a sensacao á policia de que ela estaria fora da passadeira. Mas que ser humano faz isto a uma rapariga que acabou de atropelar e se esvai em sangue??? Em vez de ligar o 112 ou tentar pedir ajuda?? Valeram as testemunhas.
Depois de muitos meses de hospitais, do veredicto dos médicos de que ela teria sempre uma nuvem na vista, pois a lesao e a nivel do cortex e nao foi devidamente tratada no Hospital, veio o drama da seguradora, que queria a todo custo livrar-se da T.. Desta vez valeu-lhe a advogada amiga, com uma forca e garra desmedidas e que avancou com o processo para o Ministério Publico. Aí ficou a barraca armada e a seguradora passou ao ataque.
Neste momento já nao paga as milhentas despesas de médicos e exames que a T. precisa, e da última vez que ala foi ao médico da seguradora, o Sr Dr teve uma conversa surreal com ela. Do tipo: "Metes-te o Min. Público ao barulho, agora estás feita! Nem sabes onde te vais meter! Devias ter resolvido tudo connosco e evitavas os problemas que vais arranjar!". A T. saiu de lá com vontade de desistir, de nunca mais ir ao médico, de se resignar. Sente-se a acusada, a culpada de tudo que lhe aconteceu.
Perdeu o ano na faculdade e nao pode voltar tao cedo, pois tem que aguardar que o cerebro dela esteja recuperado, e isso pode demorar anos, perdeu o emprego, perdeu a auto-estima e entrou numa depressao que faz dó!
O fulano que a atropelou, ficou (só) com um agravamento no seguro e, há quase 2 anos, anda a conduzir por aí como se nada fosse. Nem uma palavra, nem um pedido de desculpas, nada! Se bem que nem sei se a minha tia o apanhasse pela frente, se nao lhe partiria a tromba toda!
Como a justica em Portugal é muito eficaz, o processo está, e estará, em tribunal, a seguradora nao paga mais nada, pois está tudo a ser alvo de contabilizacao para efeitos indeminizatórios e a minha tia toca de se chegar á frente. Até quando?
Porque teem as vitimas de ser tratadas como criminosos, quando reclamam os seus direitos?
Isto é justo?
T. meu amor, gosto muito de ti e nao gosto nada de te ver neste processo de auto-destruícao. Tu és linda por dentro e por fora.

12 comentários:

  1. Tasha estou em estado de choque com esta história. Fico tão revoltada quando ouço mais uma barbaridade deste género.
    Um irmão de uma amiga foi atropelado numa passadeira no Estoril e ficou em coma. O sujeito que o atropelou primeiro desfez-se em desculpas e passados uns dias intentou uma acção contra ele por danos no carro e danos morais e anda a conduzir por aí contene da vida. E como este caso conheço N casos igualmente chocantes.
    Coitada da tua prima é muito desgastante tentar fazer justiça em Portugal.

    ResponderExcluir
  2. Ana, até eu fico em estado de choque cada vez que me lembro disto... Cada vez que falo com a minha prima...
    Que direito teem as pessoas de provocar tal mal a outra e sairem quase impunes? Que devolve o dinheiro? A saúde perdida? O trauma? Acho que nao! E depois o sistema nao ajuda as vitimas. Está sempre do lado dos que prevaricam. Uma merda!

    ResponderExcluir
  3. É horrível como as Seguradoras tratam os sinistrados. Se estes não têm dinheiro para intentar acções no tribunal, não recebem nada. E os tratamentos? É sempre a ver se pagam o menos possível.Mal de quem tem o azar de ter um acidente, primeiro porque sofre as dores físicas e depois porque continua a sofrer moralmente,pelo que lhe sucedeu e também para receber aquilo a que tem direito.
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Mariinha, um médico muito meu amigo, dizia-me na altura do acidente que a única altura em que um médico nao é amigo do paciente, é quando trabalha para uma seguradora... É tudo tao triste e infeliz...

    ResponderExcluir
  5. Tasha,
    Estas injustiças deixam-me tão triste :(
    É por estas e por outras que a desilusão com Portugal vai ganhando contornos dificéis de gerir... não quero com isto dizer que o resto da Europa seja um paraíso mas pelo menos aqui sinto os meus direitos mais protegidos...
    Desejo-vos muita força para lidar com tudo isto! Muita luz para percorrer este caminho! :)

    ResponderExcluir
  6. Aqui no UK nada teria ficado da mesma forma.. Há sempre alguém para nos defender à distância de um simples telefonema... esta mentalidade de 3º mundo que há em Portugal é revoltante

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Ceres. E concordo com cada palavra tua. Aqui, pelo menos, a pessoa nao é tratada como marginal, quando é vitima.

    ResponderExcluir
  8. Olá José e bemvindo ao meu tasco. Revoltante é a palavra certa, se juntarmos desesperante, também...

    ResponderExcluir
  9. Fico revoltada quando sei de histórias como as da tua prima... como é que é possível que o homem a tenha arrastado para fora da passadeira???!!! Mas, tá tudo doido, é?
    Também não acho que deviamos ser como os americanos que processam o KFC por se engasgarem com um osso de galinha, mas... há que buscar-se um meio termo!!
    Quanto à tua prima, diz-lhe que melhores dias virão, ela vai ultrapassá-lo e esse gajo que a atropelou, vai ter o que merece!
    Ela que se recupere rápido que há aí muitas crianças a precisarem de interpretação para os seus desejos e a "plecisalem" que lhes ensinem/ajudem a "falal" "coletamente", ok?
    Beijinhos e espero que não leves a mal o meu comentário.

    ResponderExcluir
  10. Mas que merda de filme... fico sem palavras quando leio coisas destas... estas tipo de situações é tão surreal que não me ocorre nenhum comentário.
    Um beijinho no coração da tua prima :(

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.