02/08/2009

O nosso primeiro ano longe

No passado dia 28 de Julho fez 1 ano que nos juntamos todos no Reino Unido.O desembarque em Liverpool, o stress de mudar de casa e de país, a incerteza, a dúvida relativamente á adaptacao dos pequenos. Tudo estava no seu auge.
Hoje nao me arrependo, nada mesmo. Foi um passo dificil, a situacao em Portugal tornava-se dificil e eu estaria a perder o meu emprego em breve, pois a empresa estava a fechar aos poucos. Com 37 anos nao iria arranjar emprego tao depressa e um só ordenado em Portugal nao era suficiente para nos manter.
Trabalhavamos 12 horas por dia e era-nos exigido que deixassemos a familia em segundo plano. A profissao acima de tudo!!
Deixei tudo isso para trás e tornei-me uma verdadeira dona de casa. Experneei muito, senti-me muito infeliz por ter deixado a MINHA vida, como lhe chamava, mas depressa me aprecebi das compensacoes. Os meus filhos sao 2 criancas muito felizes por terem a mae por perto. E eu sou feliz por isso.
Foi 1 ano muito dificil, muia solidao, muita guerra interior, mas muito compensador.
Apercebi-me que sou muito mais feliz agora, quando regressei a Portugal para férias e encontrei um país cheio de sol e calor, mas desfeito. Sem rei nem roque e onde as pessoas sao basicamente infelizes e vivem uma vida de esforco sempre á espera de um amanha melhor.
Quero matar as saudades dos caracois, das petiscadas á beira mar, do calor, do sol, da praia, do nao ter que vestir 1 casaco para ir á rua, do cheiro a maresia, mas depois quero regressar a casa. Á minha casinha nova, que me espera para mais 3 meses de frio e chuva, mas de que nao me canso.
Portugal, desta vez, pareceu-me muito sujo, muito cinzento. Falta-lhe verde, faltam-lhe os parques cheios de relva verdejante, os espacos para as criancas poderem correr sem as perdermos de vista.
Dei comigo a passear de carro pela margem sul e a pensar para os meus botoes "mas que feio isto é!". Tudo sujo, desorganizado, abandonado. As matas chamam o fogo, estao cheias de lixo e nao convidam a passeios a pé. Ninguém se rala se nao há caixotes do lixo por perto, pois a regra é mesmo deitar para o chao!
Temos tanto para nos tornar num país bonito, mas a natureza está abandonada.
Os centros comerciais nao param de aumentar, sao condominios brutais, predios, casas, construcao em massa, muita da qual embargada, mas e a natureza??
Os cartazes da eleicoes europeias ainda povoam as nossas ruas, ninguém os tira. Juntando-se agora aos das autarquicas. Senhores, isto só dá ar de desleixo!
Isto tudo me entristece. Mas entao porque sao tantas as saudades desta terra deitada ao abandono por todos?
Como diz a minha tia, é condicao de ser portugues. Temos sempre saudades da terra que nos viu crescer.
Hoje percebo a que cheira Portugal. Aquele cheiro caracteristico que sentimos quando saimos do aviao. Nao se explica, é só cheiro a Portugal...

7 comentários:

  1. Como eu te entendo minha amiga... como eu gostava de dizer "estou longe de Portugal"...

    ResponderExcluir
  2. Identifico-me tanto com as tuas palavras...
    São muitas as contradições: a desilusão, a saudade, o desencanto, o orgulho pela nossa riqueza cultural, a irritação perante o potencial desperdiçado e colocado no lixo, etc
    E o sentimento complexo de não reconhecermos a nossa "casa" de alma e coração em nenhum dos países...

    Mas quando o balanço é positivo e a decisão não é sequer questionada, sabemos que estamos no caminho certo!

    Beijinhos e muita luz :))

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que estás contente com a mudança. Às vezes isto de estar sempre a chover chateia-me, mas tento pensar que é por isso que é tudo tão verdinho!!

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo primeiro ano!!!

    Espero que tenhas umas excelentes ferias, sem mais criancas doentes de preferencia!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que o balanço é positivo. Admiro a coragem de quem é capaz de mudar quando não está bem m vez de só se lamentar que não está bem. És a minha heroina! :)

    ResponderExcluir
  6. Sinto tanta falta de espaços verdes para levar a Alice. Vamos a qualquer país da Europa e a vida com as crianças é fácil e saudável. Aqui é shoppings, ou pequenos relvados cheios de merda de cão, passeios cheios de bostas e com carros parados em cima, onde empurrar um carrinho de bebé é virtualmente uma aventura desgastante.
    Quem vive em países civilizados e regressa a Portugal, custa-lhe sempre a adaptação.

    ResponderExcluir
  7. Tu andaste a passear na margem sul e dizes que aquilo é feio??!!! "Atão" mas vais para as minhas bandas e tens coragem de dizer que aquilo é feio??!! Mau, Mau Maria! ;)
    Estou a brincar! Sim, o nosso Portugal já foi mais bonito, porque já foi mais cuidado! Agora está ao abandono, porque as pessoas deixaram de ter orgulho nele e não se preocupam com ele e apenas consigo próprias...
    Mas não há qualquer país que se compare ao nosso! O nosso será sempre o melhor e o mais bonito pelo menos para nós que estamos longe!
    Beijinhos e continuação de boas férias, muita praia e muito sol! :)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.