08/03/2009

Dia Internacional da Mulher 2009


Neste dia 8 de Marco comemora-se mais um Dia Internacional da Mulher, dia esse que me recuso a comemorar,primeiro, por ser, por si só, descriminativo das próprias mulheres, e segundo porque em pleno Sec XXI estamos longe da igualdade, da sermos verdadeiramente livres. Neste mundo existem ainda mulheres de Burka, mulheres que nao vao á escola por impedimentos na lei dos seus paises, mulheres maltratadas pelos pais, pelos maridos, pelos seus patroes e pelos próprios governos dos seus paises. As mulheres sao todos os dias discriminadas nos seus postos de trabalho, mais que nao seja neste novo tipo de discriminacao, em que sao pressionadas a deixar para trás os filhos em nome de um emprego de que precisam para viver. Sei do que falo, pois senti-o na pele e vi muitas colegas acabadas de chegar de licensa de maternidade e serem postas nas famosas "prateleiras". Sempre que o horário é reduzido pelos simples facto de haver uma lei que permite o periodo de aleitamento até aos 12 meses de idade dos filhos, somos olhadas de lado por tentarmos cumprir. Por tentarmos ser maes e trabalhadoras. Nao podemos vestir as duas camisolas... A mentalidade de muita gente nao esta preparada... E mais grave é serem mulheres a criticar mulheres...
Este deveria ser mais um dia triste... Mais um dia para reflexao de todos. Um dia para planear mudancas de fundo. Mudancas nas mentalidades e nas leis. Nao posso conceber um dia que é suposto ser: "O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos económicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.
A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Existem outros acontecimentos que possam provar a tese como o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Iorque."

Por tudo isto e muito mais, nao consigo comemorar este dia, pois nao sinto que tenhamos evoluido assim tanto com o passar dos anos... Hoje lembro-me de todas as mulheres que sofrem de apedrejamentos, de mutilacao genital, que nao podem circular livremente sem autorizacao dos maridos, que sao espancadas, violadas com a conivencia de leis de paises que as consideram "coisas" e nao gente.
Muito e muito mais haveria a dizer sobre este assunto, mas fico-me por aqui porque hoje é mais um dia como os outros, nada muda....

4 comentários:

  1. Tens toda a razão!

    Agora que estou a dar formação num estabelecimento prisional feminino é que me apercebi da quantidade de mulheres que ainda são vítimas de violência doméstica.

    Grande parte está presa porque matou o marido após anos e anos de apanhar porrada!
    Deviam dar-lhe uma medalha! :) Ok, isso é capaz de ser exagerado!

    ResponderExcluir
  2. Como diz o teu filhote, (olhando para essa foto) "que meduuuu" ihihih
    Viva ás gajas!
    Viva a nós!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ!
    Muito, muito bom. O seu blog é ótimo, e vim a conhecê-lo através da Kitty. Espero sua visita.

    ResponderExcluir
  4. Tens toda a razão. Celebrar o quê, quando há ainda tanta coisa por mudar no mundo. Para mim é um dia rigorosamente igual aos demais.
    E o facto de haver um dia da Mulher e não haver um dia do Homem deixa-me com as orelhas a ferver...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.