03/03/2009

Sindroma "La valise en carton"


Faz-me espécie ter vindo morar a mais de 250.000 Kms de Lisboa e continuar agarrada a coisas do dia-a-dia básico do meu Tugal...
Dou comigo a mandar vir de terras lusas o bendito bacalhau, o sal grosso (que aqui deve ser ouro, pois só encontramos fino), especiarias (pois aqui há muitas, mas com coisas estranhas misturadas), massa de pimentao, farinha Cerelac para o puto.
Também dou comigo a recusar-me a adaptar-me a certos costumes do meu novo pais... Tipo almocar ás 11 da manha e jantar ás 6 da tarde; tipo comer sandes ao almoco e junk food ao jantar; tipo habituar-me ao pao ralado dos gajos... é que é impressionante... Pao ralado, tal como o nome diz, é pao que foi ralado... Aqui nao... é pao com especiarias em "crumbs" (migalhas, mas tipo pedregulhos!!).
Ora eu que dei inicio a uma fase mais "do it yourself cooking" e comecei a fazer todas aquelas coisas que nem me passariam pela cabeca fazer no meu Tugal, pois compram-se a um preco que se justifica e em qualquer esquina: Croquetes e Rissois; dar-lhes este toque british com estes "bread crumbs" ingleses é arruinar a minha vontade de continuar no meu mundinho portugues...
Mas porque será que a malta se agarra a estas merdas??? Porque nao se habitua e entra na engrenagem e "prontos"?
Porque raio faco a minha sogra e a minha mae estarem a enviar constantemente carregamentos de mercearias, como se fossem o "Continente online"?
Acorda, miúda! Benvinda ao UK! E... Já agora... CORTA AS AMARRAS SFF!
Ai que saudades do belo pastelinho de Belém e de uma pescadinha frita com arroz de grelos... ACORDA!!! JÁ DISSE!

8 comentários:

  1. Nem me fales da nossa comida... que saudades!! Na páscoa já vou matar as saudades! Eh, eh, eh
    Não há comida no mundo que se assemelhe à nossa quer na qualidade, quer na variedade! Eu trago sempre Nestum (que eu adoro) para os lanches ou peq. almoços em que me dá saudades de Portugal! Nem o pão aqui é bom... sofro de saudades das nossa comida!

    ResponderExcluir
  2. Por acaso, se há algo a que tuga NUNCA se habitua é à gastronomia estranjeira! Eu, que não sou emigrante, assisti a uma cena típica do Zé Tuga: numa recepção aos participantes de um torneio de futebol em frança, em que os anfitriões ofereceram um jantar com pratos típicas da zona, os portugueses, depois de localizar o restaurante português mais próximo, abandonaram a cerimónia e foram comer... frango assado!! Mau gosto, é certo, mas revelador!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, acabei de ter uma ideia "leguminosa" (como dizia o meu afilhado). E que tal era fazeres uns rissois, uns croquetes umas coisas boas, para vender ai??? ;)
    Quem sabe as empresas de catering não aderiam! ;)
    Pensa nisso...

    Quanto ás coisas que te vão fazendo falta, é normal não te desligares de algumas coisas, temos sempre dificuldade em dizer adeus ao que é bom, e mais dificuldade ainda em dizer olá ao que não presta.

    A minha amiga Inês de Manchester, fazia-me ir a cascos de rolha comprar Nestum, numa mercearia que há em Manchester que fica atrás do sol posto :) como podes ver não és a unica :) ihihih

    ResponderExcluir
  4. Vou é para a feira vender "REAL home made food". O meu cheesecake que vai ao forno e o meu bolinho de chocolate com chantilly e morangos já fizeram sucesso por estas bandas. Pode ser que o resto tb faca... Amiga Kitty queres ser a minha "manageira"?
    "sai um croquete para a mesa do canto!!"

    ResponderExcluir
  5. Não há por aí uma daquelas mercearias de emigra tuga? Acho que te poupava muito trabalho e te matava muita saudade :)

    ResponderExcluir
  6. Minha querida, conta comigo! Vender é comigo mesma :) ihihihi

    Já agora...
    Passa lá (http://panodochao.blogspot.com/) na minha barraquinha que tenho prémio para ti! ;)

    http://3.bp.blogspot.com/_e-DLj9FneQ8/Sa6Ls07bRCI/AAAAAAAAWEA/KtasCORxahA/s400/oscars-in-memoriam.jpg

    Jokitas
    Eu

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    É a primeira vez que venho ao teu cantinho!
    Eu vivi fora de Portugal durante 4 meses, Erasmus. E mesmo assim não sobrevivi sem trazer algumas das "nossas coisas": gelatina, cerelac, bolachas e outras coisas mais. É que para além de reconfortarem o estômago também reconfortavam o coração.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá Té, benvinda ao meu cantinho. É mesmo isso que dizes... Conforto do coracao... é isso mesmo...
    Obrigada pela visita e volta sempre.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.